Segunda Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Brasil

Secretária Alessandra Castilho participa da 2ª Rodada de Experiências das IGRs em Búzios

A secretária municipal de Turismo e Cultura de Cáceres e vice-presidente da IGR Pantanal, Alessandra Castilho, está participando nos dias 11 e 12 de setembro, em Armação dos Búzios (RJ), da Segunda Rodada de Experiências das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Brasil. A presidente da IGR Pantanal, Claudete Castro, também integra a comitiva.

Segundo Alessandra, o encontro reúne representantes do turismo de todas as regiões do país com o objetivo de compartilhar boas práticas e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento das IGRs. “Cáceres e o Pantanal de Mato Grosso estão presentes neste importante evento, o que demonstra o reconhecimento nacional da nossa região.

A regionalização do turismo é um caminho essencial para consolidarmos nossos produtos e atrairmos novas oportunidades”, destacou Alessandra.

A programação acontece no Hotel Atlântico Búzios, na Orla Bardot, e inclui palestras, painéis e trocas de experiências entre gestores públicos e representantes do setor.

O evento é resultado de uma parceria entre o Ministério do Turismo, por meio da Coordenação-Geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a TurisRio, a IGR da Região Turística Costa do Sol e a Prefeitura de Armação dos Búzios.

Na manhã desta quarta-feira (11), Alessandra Castilho participou da abertura oficial, que contou com a palestra da coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura. Ela apresentou as novas ações para o avanço da regionalização no Brasil.

De acordo com Ana Carla, o encontro permite alinhar diretrizes e reforçar o papel das IGRs como articuladoras. “Destacamos as ferramentas essenciais para que municípios e regiões possam se estruturar, ampliar o acesso às políticas públicas e desenvolver produtos mais competitivos e sustentáveis”, afirmou.

Autor: Esdras Crepaldi / DRT 940 MT
Fonte: https://www.caceres.mt.gov.br/Noticias/